obituário

Morreu o advogado Charles Moraes Sonnenstrahl

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Charles Moraes Sonnenstrahl, 73 anos, nasceu em Santa Maria e teve sete irmãos, Renato, Elsa Ceci, Rogério, Maria Lúcia, Alexandre, Paulo e Cátia Medianeira. Foi na cidade natal que ele construiu a família e a respeitada trajetória profissional.

Desde 1986, Charles tinha uma união estável com a bacharel em Direito Maria Liana Gomes de Oliveira, 58 anos, com quem se casou em 2001. Ao todo, foram 33 anos de relacionamento. O santa-mariense era pai de Marcos, 53 anos, Jonelle, 52, Lizandra, 45, Luiz Michel, 38, e Charles Filho, 27. Deles, ganhou nove netos, Andressa, Evelyn, Marcos, Giovana, Ernesto, Ludmylla, João Vitor, Luiza e Lilian, e três bisnetos.

Charles se graduou em Ciências Contábeis, em 1974, e em Direito, em 1985, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele trabalhou com auditor- -fiscal do Ministério do Trabalho e, após se aposentar, atuou como advogado, nas áreas trabalhista e previdenciária.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Quando não estava trabalhando, o advogado frequentava as reuniões do Rotary Club Vento Norte, do qual era um dos sócios-fundadores.

Ele também se envolveu ativamente nas ações sociais organizadas pela Loja Maçônica Honra e Verdade. Nas sextas-feiras, Charles costumava se encontrar com os amigos do Grupo dos 20 para jogar canastra. O aposentado era integrante do grupo Parceiros do Ibicuí e da Confraria do Peixe.

Charles era exemplo de retidão, caráter, integridade e profissionalismo que passava aos filhos. Charles Filho tem saudade dos ensinamentos do pai:

- Ele foi a encarnação do próprio discurso. Foi um exemplo de pai, marido, avô e ser humano.

Segundo Marcos, o pai era preocupado com o futuro dos filhos:

- Ele nos ensinou sobre a importância de ter um nome idôneo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal

Maria Liana afirma que a índole do marido encantava quem o conhecia:

- Como rotariano, viveu bem o lema de "dar de si antes de pensar em si". Agradeço a Deus por tê-lo colocado em minha vida.

Charles Moraes Sonnenstrahl morreu em 9 de setembro de 2019, vítima de câncer no pâncreas. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Falecimentos em Santa Maria e região

Funerária Cauzzo

16/8

  • Aide Mortari de Pelegrini, aos 88 anos, sepultada no cemitério de Pau-a-Pique

27/8

  • Maria Kunrath, aos 90 anos, sepultada no cemitério do Convento São Francisco

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu o empresário Luiz Alberto Saurin Anterior

Morreu o empresário Luiz Alberto Saurin

Morreu Santa de Melo Sobrosa Próximo

Morreu Santa de Melo Sobrosa