data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Charles Moraes Sonnenstrahl, 73 anos, nasceu em Santa Maria e teve sete irmãos, Renato, Elsa Ceci, Rogério, Maria Lúcia, Alexandre, Paulo e Cátia Medianeira. Foi na cidade natal que ele construiu a família e a respeitada trajetória profissional.
Desde 1986, Charles tinha uma união estável com a bacharel em Direito Maria Liana Gomes de Oliveira, 58 anos, com quem se casou em 2001. Ao todo, foram 33 anos de relacionamento. O santa-mariense era pai de Marcos, 53 anos, Jonelle, 52, Lizandra, 45, Luiz Michel, 38, e Charles Filho, 27. Deles, ganhou nove netos, Andressa, Evelyn, Marcos, Giovana, Ernesto, Ludmylla, João Vitor, Luiza e Lilian, e três bisnetos.
Charles se graduou em Ciências Contábeis, em 1974, e em Direito, em 1985, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele trabalhou com auditor- -fiscal do Ministério do Trabalho e, após se aposentar, atuou como advogado, nas áreas trabalhista e previdenciária.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Quando não estava trabalhando, o advogado frequentava as reuniões do Rotary Club Vento Norte, do qual era um dos sócios-fundadores.
Ele também se envolveu ativamente nas ações sociais organizadas pela Loja Maçônica Honra e Verdade. Nas sextas-feiras, Charles costumava se encontrar com os amigos do Grupo dos 20 para jogar canastra. O aposentado era integrante do grupo Parceiros do Ibicuí e da Confraria do Peixe.
Charles era exemplo de retidão, caráter, integridade e profissionalismo que passava aos filhos. Charles Filho tem saudade dos ensinamentos do pai:
- Ele foi a encarnação do próprio discurso. Foi um exemplo de pai, marido, avô e ser humano.
Segundo Marcos, o pai era preocupado com o futuro dos filhos:
- Ele nos ensinou sobre a importância de ter um nome idôneo.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Maria Liana afirma que a índole do marido encantava quem o conhecia:
- Como rotariano, viveu bem o lema de "dar de si antes de pensar em si". Agradeço a Deus por tê-lo colocado em minha vida.
Charles Moraes Sonnenstrahl morreu em 9 de setembro de 2019, vítima de câncer no pâncreas. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.
Falecimentos em Santa Maria e região
Funerária Cauzzo
16/8
- Aide Mortari de Pelegrini, aos 88 anos, sepultada no cemitério de Pau-a-Pique
27/8
- Maria Kunrath, aos 90 anos, sepultada no cemitério do Convento São Francisco